Aprenda a fazer a sua festa junina


O mês de junho é marcado por fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas coloridas realçando as peculiaridades das festas juninas brasileiras. Não é preciso gastar muito, nem ter grandes habilidades manuais. O importante é participar reunindo a família e amigos para uma gostosa brincadeira.

Veja as dicas e organize a sua festa junina:

1. Decoração:

As bandeirinhas são indispensáveis em uma festa junina, e por isso devem ser penduradas uma a uma, em barbantes e estirá-los como se fossem varais. Balões coloridos, intercalados entre as bandeirinhas, enriquecem a decoração. Pode-se complementar, também, com palha de coqueiro, de bananeira ou folhas de palmeira ornamentando postes,colunas e a entrada da festa.

A fogueira é um dos símbolos da festa junina. Para fazê-la é preciso certo cuidado! Se o chão for de cimento ou asfalto deve-se preservá-lo, colocando tijolos no formato de um quadrado e encher com areia toda a superfície que será usada. As toras de madeira, sempre secas, serão arrumadas paralelamente, de duas em duas, até formar uma espécie de pirâmide. Após certificar-se de que as toras estão bem empilhadas, deve-se amarrá-las com arame para evitar que caiam. Uma hora antes da festa já poderá acendê-la do mesmo jeito que se acende a churrasqueira. Quem tiver receio ou não gostar de fumaça, pode enfeitar a fogueira com papel celofane nas cores vermelha e amarela, imitando o fogo.

A toalha da mesa, onde ficarão as comidas, deverá ser estampada (chita) ou de xadrez em cores berrantes como vermelho, verde, laranja ou amarelo. A juta, a esteira e a folha de bananeira são alternativas para cobrir a mesa. As peneiras de palha enfeitadas com fitas coloridas e revestidas com papel celofane servirão de travessas para as comidas. Outros objetos como potes de barro e cestas complementarão o visual tipicamente artesanal. Algumas pessoas colocam uma imagem de Santo Antônio e fitas coloridas para enriquecer a decoração.

2. Quitutes e bebidas

As comidas a base de milho e coco são diversificadas e saborosas. Milho assado (na fogueira) e cozido, canjica, pamonha, cocada, arrumadinho de carne-seca (receita abaixo), arroz doce, bolos de milho, de macaxeira e de fubá, tapioca, amendoim açucarado, caruru, maçã do amor, algodão doce, docinhos (beijinho, casadinho, brigadeiro, olho de sogra,etc), pé-de-moleque e qualquer outro tipo de comida que os convidados apreciem.

A quantidade de comida depende do horário e do tipo de convidado. As crianças, por exemplo, comem mais doces do que salgados. Os adultos homens consomem mais tira-gostos (por causa da bebida alcoólica) e as mulheres comem de tudo um pouco.

De qualquer maneira aqui vão as quantidades:

Bolo 1 kg para 12 pessoas;

Docinhos 05 a 06 por pessoa;

Arrumadinho de carne-de-sol – 02 porções por pessoa;

Pamonha – fatiá-la, calculando 03 fatias por pessoa;

Canjica – 02 potinhos (descartáveis) por pessoa;

Arroz-doce – 01 potinho (descartável) por pessoa;

Milho assado – 01 espiga para 02 pessoas; e

Milho cozido – 01 por pessoa

3. O bolo da noiva

O bolo confeitado é, geralmente, na cor branca e salteado de bolinhas prateadas, flores vermelhas ou com bandeiras e fogueira. O casal de noivos vestidos de matuto no alto do bolo para arrematar.

Outra maneira de enfeitar o bolo: colocar “fuxico” lado a lado, para dar acabamento ao bolo. Fica bem colorido e bonito.

4. Música e dança

A música poderá ficar a cargo de um grupo de forró, contratar um DJ ou, ainda, ligar o som com cd’s de forró. A quadrilha é uma dança muito animada em que os casais fazem passos ensaiados e se revezam de acordo com as orientações do ‘puxador da dança’. O puxador da quadrilha é uma pessoa responsável pelo desenrolar da apresentação de cada etapa da dança. É necessário que o “puxador da quadrilha” seja uma pessoa bem extrovertida para ficar mais animado o arrasta-pé.

Com essas dicas, você poderá realizar uma linda festa e muito divertida!

Fonte: Recanto das letras

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s