Banquete à mesa: aprenda a organizar


Apesar de não fazer parte do cotidiano, realizar um banquete não é nenhum “bicho de sete cabeças”. No entanto, assim como no planejamento de outras ocasiões, ele também exige alguns critérios que devem ser levados em conta. Por exemplo: você sabia que um jantar de banquete exige uma mesa de honra? Assim, como na foto acima, o banquete só será um banquete se realmente houver uma mesa de honra, caso contrário, poderá parecer uma simples jantar, entre outras definições.

Critérios especiais

• Primeiramente, as ocasiões ideais para se realizar um banquete são em homenagens, comemorações (de um noivado, casamento, etc) e em entrega de prêmios. Todos os convidados devem permanecer sentados à mesa, com ou sem lugares marcados;

• A decoração deve ser meticulosamente atribuída, afinal ela é o principal chamariz para ressaltar a elegância do evento. Abuse dos tons em dourado, esmeralda ou pastel;

• O horário ideal para dar-se início ao banquete é exatamente às 20h e sem atrasos. Sendo que a duração deve ser estendida ao no máximo por duas horas;

• O servimento pode ser feito à francesa ou à americana.

Serviço à francesa: Neste serviço, o prato vazio é colocado pelo lado direito do cliente, depois, o garçom apresenta a travessa ao cliente pelo lado esquerdo. Apoiando a travessa sobre a mão esquerda, o garçom a oferece ao cliente com os talheres de serviço. O cliente pega os talheres de serviço e serve-se, colocando os alimentos no seu prato.

Serviço à americana: Neste serviço, é montado um buffet ou balcão com uma variedade de pratos. Os clientes vão até este ponto, e servem-se à vontade. Em seguida, dirigem-se às suas mesas ou, em alguns casos ficam em pé. Nesse caso, o trabalho do garçom é basicamente o de servir bebidas.

• Será necessária a contratação de garçons ou copeiras para servirem os líquidos e sólidos. O cardápio deve seguir o mesmo tipo de cardápio de jantar, porém com uma ressalva de que o prato principal deve ser uma ave de caça ou doméstica. As carnes vermelhas devem ser evitadas. Os vinhos e champanhe devem ser servidos e a ressalva sobre os refrigerantes continua a mesma do jantar.

• Os convites podem ser enviados via fax ou entregues pessoalmente, com três semanas de antecedência. Se o número de convidados for pequeno, o convite pode ser enviado com até dois dias de antecedência.

• Local ideal: bufês, hotéis e restaurantes.

• Música ambiente ou ao vivo é fundamental.

Fontes: http://www.nutrinews.com.br

http://www.hotesse.com.br

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s