Nêspera, a fruta de agosto para a sua vida


Mês de agosto é o mês da nêspera. Uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, erroneamente chamada de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa. Apesar de pouco consumida, a fruta é bastante rica em vitamina C e sais minerais, como cálcio e fósforo.

Entre suas principais propriedades medicinais, a diurética é a que mais se destaca. Nos catarros intestinais ela exerce uma ação energética anti-inflamatória, de onde provém a sua influência reguladora intestinal.

Composição

A polpa da nêspera contém: 0,35% de proteínas; não contém gordura; 11,5% de hidrocarbonatos (dos quais 9,5 são açúcares); 75% de água; 13,2% de celulose; 56 calorias; 0,44% de cinzas. Também contém pectina e tanino; ácidos cítricos, málico, tartárico e uma pequena quantidade de ácido bórico. A semente contém 2,5% de óleos gordurosos.

Benefícios

• O conteúdo da fruta composto em tanino e pectina justifica o seu efeito antidiarreico e regulador do intestino, assim como a sua ação adstringente e tonificadora da mucosa intestinal;

• Para as indigestões usa-se o cozimento da polpa das nêsperas. É uma fruta refrescante e suave; estimula o apetite e ajuda no crescimento;

• Para as doenças da garganta: com o caldo de nove nêsperas cozinhadas num litro de água durante 29 minutos, faz-se gargarejos e toma-se um pouco de hora a hora até apresentar melhorias.

Fontes: http://www.beneficiossociais.com

http://www.kalmindom.com

About these ads

2 comentários sobre “Nêspera, a fruta de agosto para a sua vida

  1. Pingback: Receita de Nêspera, a fruta de agosto para a sua vida | Receitas Culinarias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s