Mamão: a fruta da primavera


Formato oval, casca lisa e quando maduro apresenta-se na cor amarela. Já sabe de quem estamos falando? Do nutritivo e saboroso mamão, a fruta tipicamente primaveril.

Apesar de produzir o fruto durante o ano todo, as safras do mamoeiro ocorrem mesmo é na primavera, dentre os meses de setembro e outubro. De sabor doce e suave, existem diversas variedades de mamão no Brasil, dentre eles o mamão papaia, mão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia, se destacam entre os mais conhecidos.

Devido a sua rica presença de vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais, como o ferro, cálcio e fósforo, o mamão é muito utilizado na culinária, principalmente em sucos, vitaminas, doces e até mesmo em saladas.

Além disso, a fruta também faz parte do cardápio daqueles que vivem de dieta, afinal para cada 100 gramas, são apenas 50 calorias a mais na balança.

Os benefícios do Mamão

O mamão é uma fruta bastante indicada para pessoas com o estômago sensível, pois é calmante, digestivo e laxativo.

Esta fruta também possui o betacaroteno em grande quantidade. O beta-caroteno é característico de frutas de tons alaranjados. Quando ingerido, atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

RECEITA: Pudim de Mamão

Para o pudim

• 1/2 kg de açúcar

• 1 mamão formosa (1 a 1.100 kg) grande maduro, descascado e sem sementes, cortado em pedaços- reserve 1 xícara (chá) de casca do mamão

• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

• 4 colheres (sopa) de manteiga

• 6 ovos inteiros

Para a calda

• 1 xícara (chá) de casca do mamão cortada em tiras finas aferventadas por 2 vezes (trocando a água)

• 2 xícaras (chá) de açúcar

• 1 xícara (chá) de água

• 1 pedaço de pau de canela

• 4 unidades de cravo em flor

• raspas de 1 limão

Modo de preparo

Numa panela em fogo médio coloque 1/2 kg de açúcar e 1 mamão formosa (1 a 1.100 kg) grande maduro, descascado e sem sementes, cortado em pedaços e cozinhe por +/- 10 minutos.

Retire os pedaços de mamão cozidos e deixe a calda no fogo para apurar por + 5 minutos até obter uma calda em ponto de fio. Transfira os pedaços de mamão cozidos para o copo de um liquidificador. Junte 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de manteiga e 6 ovos inteiros. Bata bem. Acrescente a calda em ponto de fio e bata novamente.

Coloque numa fôrma para pudim (22cm X 7cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com açúcar e leve ao forno a 170ºC por 35 a 40 minutos.

Sirva com calda de casca de mamão.

Para a calda

Numa panela misture 1 xícara (chá) de casca do mamão cortada em tiras finas aferventadas por 2 vezes (trocando a água), 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, 1 pedaço de pau de canela, 4 unidades de cravo em flor e raspas de 1 limão e leve em fogo médio por 15 minutos. Deixe esfriar e empregue no pudim de mamão.

Fontes: http://www.suapesquisa.com

http://www.nitrofitness.com.br

receitas.com / Mais Você

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s