“Pouca caloria, muita vitamina” Saiba como conservar e consumir brócoli


Verdinho e bastante nutritivo, o brócoli é uma hortaliça da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, a mesma da couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião.

Por conter uma quantidade insignificante de calorias, é altamente recomendável para aqueles que lutam contra a balança. Além disso, possui grandes quantidades de vitamina C e vitamina A . Também é fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras.

Porém, como é uma das hortaliças de menor durabilidade, o brócoli pode murchar e amarelar rapidamente. Por isso, veja abaixo algumas dicas de conservação para fazer com que esta joia dure por muito mais tempo.

CONSERVANDO O BRÓCOLI

• Em condição ambiente, deve ser comercializado e consumido no dia da compra. Em geladeira doméstica, pode ser mantido por até 4 dias, dentro de saco de plástico perfurado.

• O brócoli de cabeça única é o tipo mais indicado para congelamento.

• Para garantir a qualidade do produto congelado deve se proceder da seguinte maneira: após descartar as folhas e talos muito grossos ou duros, desmembrar os floretes e deixá-los de molho

em água e limão por meia hora. Em seguida, mergulhá-los em água fervente por 2 minutos e depois colocá-los imediatamente em uma vasilha com água e cubos de gelo, até que se esfrie.

• Quando frio, o brócoli deve ser bem seco, colocado em saco de plástico do qual deve se retirar todo o ar com uma bombinha de vácuo, e levado ao freezer.

COMO CONSUMIR

O brócoli pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. Já o cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozimento e preparo do prato.

DICAS

* Apesar da inflorescência ser a parte mais nutritiva as folhas e talos também podem ser consumidas.

* Para uniformizar o cozimento do talo e dos botões florais deve-se fazer um corte em forma de cruz na base do talo.

Fonte: Embrapa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s