Damasco antiestresse acompanhado de pavê


O damasco é uma fruta excelente, originária das zonas temperadas da África e a Ásia. Historicamente, acredita-se que o damasco já existia na China há 3.000 a.C., enquanto os romanos – que também o consumiam – os introduziram na Europa através da Armênia.

A época de consumo dos damascos vai do começo da primavera até o final do verão, quando se pode desfrutar desta maravilhosa fruta.

Benefícios e propriedades do damasco

O damasco é rico em vitaminas (provitamina A e vitamina C), e minerais (como o potássio, cálcio e magnésio), se destacando também pelo seu conteúdo em betacaroteno e taninos. No que se refere a seus benefícios e propriedades, é ideal para as crianças, já que ajuda no crescimento ósseo, nos tecidos e no próprio sistema nervoso destes.

Possui um grande poder laxante, ajudando nos problemas de passagem intestinal, como é o caso da prisão do ventre, tendo, inclusive, a capacidade de desinflamar os intestinos, assim como nos problemas de retenção de líquidos por ser diurético.

Também atua contra a hipertensão, ao mesmo tempo que previne problemas tanto cardiovasculares como degenerativos, protegendo a visão, a pele, o cabelo, os dentes e os ossos.

Atua sobre o sistema nervoso, não só no seu desenvolvimento, mas facilitando o impulso nervoso, sendo uma fruta ideal para aquelas pessoas que sofrem de estresse.

Não podemos nos esquecer do poder dos betacarotenos e dos taninos, que por serem potentes antioxidantes, ajudam a prevenir a aparição do câncer.

RECEITA: Pavê de damasco

Ingredientes

• 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor

• 1 lata de água (use a lata de leite condensado vazia para medir)

• 1 xícara (chá) de damasco seco picado

• 1/2 xícara (chá) de açúcar

• 1 lata de leite condensado

• 1 lata de creme de leite

• 1 xícara (chá) de iogurte

• 2 pacotes de biscoito tipo maisena (400g)

• Damascos e folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Polvilhe as gelatinas em 6 colheres (sopa) de água e aguarde 5 minutos. Em uma panela, leve o restante da água ao fogo médio com o damasco e o açúcar por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Deixe esfriar. Leve a gelatina ao fogo baixo até dissolver, sem deixar ferver. Bata no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e o iogurte até ficar homogêneo. Espalhe uma camada de biscoito em um refratário quadrado médio, coloque metade do creme, um pouquinho da calda de damasco e finalize com o creme e a calda por último. Repita a operação até terminar os ingredientes. Leve para gelar por 4 horas antes de servir. Se desejar, decore com damascos e folhas de hortelã.

Fontes: Frutas no Brasil

Revista Saúde

Guia de Cozinha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s