Cuidado com o excesso de sal!


Apesar das indicações nos rótulos, que no Brasil são menos claras que em outros países, o ProTeste  analisou 154 produtos como biscoitos, aperitivos e frios e encontrou excesso de sal em 69 deles, ou seja, praticamente 50% do total.

Para realizar o teste,  o órgão de defesa do consumidor dividiu os alimentos em 26 categorias, sendo que, em algumas delas, todos os itens apresentaram alto teor de sódio. Os embutidos, por exemplo, ganharam disparado: salame, linguiça e presunto, assim como a conserva de azeitona.

Usando a escala da Food Standard Agency (FSA), agência regulatória do Reino Unido que classifica o teor de sódio em baixo, moderado ou alto, foi considerado “muito bom” o alimento cuja quantidade da substância foi menor ou igual a 0,12%; “aceitável”, aquele com teor entre 0,13% e 0,60% e “ruim”, o produto que ultrapassou 0,61%.

Seguindo a análise da ProTeste, apenas a manteiga Batavo e a mostarda Carrefour apresentaram níveis considerados baixos. Já o biscoito cream cracker da Triunfo (1,04%), o amendoim japonês da Dr. Oetker (1,07%) e da Yoki (0,74%) e os presuntos da Perdigão (1,17%) e do Carrefour (1,33%) foram classificados como ruins.

Lembrando que a quantidade máxima recomendada de ingestão de sal de cozinha é de cinco gramas por dia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para o sódio, a recomendação é de dois gramas. Por isso, sempre preste atenção aos rótulos e evite aqueles cujas porções apresentem uma alta porcentagem na faixa relativa à recomendação diária.

Para ver mais dados da pesquisa, clique aqui.

Fonte: Folha de SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s