Brigadeiros e mais Brigadeiros


Quem não conhece a tradicional receita do brigadeiro? Entre uma ou outra adaptação, temos geralmente combinados o leite condensado, o achocolatado e a margarina. Porém, para os “doceiros” de plantão, uma receita só é pouca! Tanto é que atualmente já existem variações das mais clássicas, como ao leite, branco e meio amargo, até as mais diferentes e exóticas, indo do sabor ovomaltine, castanha de caju, macadâmia, paçoca, amêndoa e avelã, até os brigadeiros de vinho do porto, whisky, rum, pimenta, entre muitos outros.

Mas onde encontrar estas delícias? As brigaderias (casas especializadas em brigadeiros) além de terem virado mania, oferecem também brigadeiros mais gourmet, já que são feitos com ingredientes nobres: então temos manteiga no lugar de margarina, chocolates finos ao invés de achocolatado e coberturas diferentes do tradicional e conhecido granulado de farinha e açúcar.

O mais curioso é que a apresentação do docinho também ganhou cara nova, podendo ser enroladinho, no copinho, na colher, na bisnaga, no canudinho, tudo para ajudar nas festas, onde são usados na decoração das mesas ou como lembrancinhas em uma embalagem moderna, divertida ou requintada.

Ficou com água na boca ao saber de tantas possibilidades? Confira a receita do brigadeiro de avelã:

Ingredientes:

• ½ xícara (chá) de leite

• 2 colheres (sopa) de cacau em pó

• 2 colheres (sopa) de açúcar

• 1 colher (sopa) de margarina

• 400 g de chocolate ao leite picado

• ¾ xícara (chá) de avelã moída

Modo de preparo:

1°- Coloque em um a panela ½ xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de margarina e 400 g de chocolate ao leite picado e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (+/- 5 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.

2°- Adicione ¾ xícara (chá) de avelã moída à mistura de chocolate (feita acima) e misture bem. Transfira a mistura de chocolate com avelã para um prato untado e leve para gelar por +/- 2 horas.

3°- Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e passe na avelã moída (ou granulado). Sirva em seguida.

Dicas:

Você pode substituir as avelãs por amendoim, castanha de caju, nozes, avelãs descascadas ou castanha do Pará

Para fazer o brigadeiro de colher, assim que o chocolate derreter, desligue o fogo e coloque em copinhos ou taças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s