Cozidos a vapor


Foto: divulgação

Para deixar nossas vidas mais práticas, estamos nos esquecendo de que comer bem é essencial para a saúde. Um lanchinho aqui, uma fritura ali, almoço no fast food, guloseimas no happy hour e adeus à promessa de comer de forma saudável.

Imagine uma alimentação ideal, simples e de fácil preparo? Assim é a comida feita no vapor, quando a forma, o tamanho e a composição nutricional dos alimentos quase não sofrem alterações, pois não perdem nem ganham água.

Muitos são os benefícios dessa prática na culinária, por exemplo, o brócolis cozido no vapor preserva 84%, enquanto que se cozido em água fervente preserva apenas 40%. O mesmo acontece com a couve-flor, a cenoura, o espinafre, a batata, a beterraba e a couve. O que comprova que se você se alimentar com alimentos feitos no vapor, estará consumindo o dobro de nutrientes.

São inúmeras as vantagens para a saúde. Quem tem esse hábito corre menos risco de desenvolver diabetes, câncer, ataques do coração, problemas com a visão, além de ser um tipo de comida indicada para pessoas de pressão alta, nível de colesterol e triglicérides alterados e para quem está de dietas.

É muito simples preparar os alimentos no vapor. Basta cortá-los em pedaços pequenos e colocá-los em uma peneira. Coloque aproximadamente de três a cinco centímetros de água para ferver em uma panela, assim que estiver em ebulição, apóie a peneira nas bordas da panela (importante: não deixe os legumes encostarem na água), tampe e abaixe o fogo. Não pode ficar abrindo a panela para não interromper a circulação do vapor.

Para cada tipo de alimento o tempo de cozimento é um: legumes, deixe 10 minutos; verduras, 15 minutos e peixes e frutos do mar, 20 minutos.

Dicas: tempere a água com louro, alecrim, tomilho, alho e sal, mas cuidado para não salgar. Caso for fazer o peixe ou frutos do mar, prefira sal, limão e pimenta-do-reino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s