Limão, vitamina C pura e com muitas utilidades


Limão Siciliano (Foto: divulgação)

Usado para inúmeras finalidades, o limão pode ser encontrado em quase todas partes do mundo. Os principais minerais da fruta são: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. Rico também em vitaminas B1, B2 e B3 é recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso.

Falar que o limão dá um sabor diferenciado ao tempero de saladas, peixes e carnes é desnecessário. E um suco de limão geladinho, nem precisamos lembrar o tanto que é refrescante.

Além de todos esses sabores que o limão nos proporciona, ele ainda serve como um excelente produto de limpeza. Confira algumas dicas para aproveitá-lo melhor na cozinha e nas utilidades domésticas.

Na cozinha

Sabe aquele cheiro forte que sentimos ao cozinhar brócolis, repolho ou couve-flor? Acabe com ele colocando 1 colher de sopa de suco de limão na água que vai colocá-los.

Quiabo com baba, nunca mais! Deixe-o de molho por 15 minutos em suco de limão, enxague bem e prepare a sua receita.

Mergulhe a maça na água e limão para que ela não escureça quando você descascá-la.

Normalmente quando cozinhamos ovos ou usamos banho-maria, a panela fica preta. Para evitar isso, coloque um pedaço do limão dentro da água.

Poderoso antibactericida, o limão pode ser usado na hora de lavar as folhas de saladas. Basta usar 1 litro de água para o suco de 1 limão.

Aquele cheiro horrível de fritura que impregna na casa quando fritamos peixe pode acabar! Coloque apenas algumas gotinhas de limão no óleo da fritura, além de eliminar o cheiro ele vai diminuir a fumaça.

Nas utilidades domésticas

Se você fritar aquele peixinho, tire o cheiro forte dos talheres esfregando o bagaço do limão que você usou no tempero ou no óleo (como foi indicado acima).

Clareie suas panelas de alumínio colocando água para ferver com o suco de 1 limão, deixe até clarear.

Para evitar que fungos se reproduzam dentro de talhas de barro, esfregue a casca do limão em seu interior, limpa que é uma beleza.

Faça uma pasta com o suco de 1 limão e 2 colheres de sopa de sal ou açúcar. Passe esta pasta nas bocas do fogão e veja o resultado. Fica tudo brilhando!

Talheres com cabo de madeira são danados para dar mau cheiro ou mofar. Desinfete colocando-os de molho suco de 1 limão diluído em 1/2 copo de água. Deixe meia hora e depois coloque para secar no sol.

Atenção: Evite manchas de limão na pele. Após o uso lave bem as mãos com água e sabonete.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s