Mostarda, muito mais sabor


Mostarda (Foto: divulgação0

Presente em diversos pratos das culinárias alemã, francesa, indiana, chinesa, inglesa e brasileira, a mostarda é conhecida desde a Grécia antiga. Na Idade Média, os grãos da especiaria começaram a ser macerados junto com a uva em processo de fermentação, o que originava uma mistura chamada ‘mustum ardens’, mosto ardente. Já em 1390, os franceses regulamentaram a receita adicionando aos grãos vinagre e ervas. Logo depois os italianos fizeram a mostarda cremosa para servir com carnes, passando a ser vendida em supermercados em forma de sementes trituradas dos grãos brancos, negros e indianos (mostarda branca, negra ou indiana).

Atualmente, ela pode ser consumida largamente, dando um sabor diferenciado e único as suas receitas. Como se encontra em diversas versões, confira as especificidades de cada uma de acordo com alguns dicionários gastronômicos:

Preta: os grãos são os mais picantes e entram no preparo de outros tipos de mostarda. As folhas, usadas como hortaliça em saladas, têm sabor amargo, mas são ricas em fibras, ferro, cálcio e vitaminas A, B2 e C.

Branca: de sabor suave, ela também é utilizada para obter outras variações de mostarda. As folhas jovens podem perfumar saladas ou refogados.

Francesa Dijon: bem picante, essa pasta mistura mostarda negra e indiana, entre outras. É ótima em saladas, ensopados e carnes assadas.

Francesa Dijon ancienne: é a versão original com adição de grãos de mostarda preta.

Inglesa: o pó desta mostarda suave vira pasta com a adição de água. Com ela é feita a mostarda americana (pasta com farinha de trigo, que absorve parte do óleo natural e melhora a consistência). Os grãos geralmente entram em receitas de picles ou cozidos de vegetais.

Americana amarela: de sabor leve, esta pasta é preparada com mostarda branca e ganha um tom amarelado e brilho pela adição de açafrão-da-terra em pó.

Alemã escura: é uma pasta bem forte feita de mostarda branca e preta moídas e misturadas com água, vinagre e sal.

Alemã escura com grãos: a versão original recebe adição de grãos de mostarda moídos com a casca.

Fonte: http://gcn.mx/bQo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s