Bolinho de lentilha para o Ano Novo


Bolinho de lentilha (Foto: divulgação)

Bolinho de lentilha (Foto: divulgação)

É comum no ano novo as pessoas fazerem simpatias para atrair boa sorte, fartura e muita energia positiva. Comer lentilhas na virada é uma tradição que muitos acreditam trazer sorte. Você deve comer pelo menos uma colher da leguminosa para conseguir atrair coisas boas para o ano que está chegando. Mas se preferir incrementar e preparar uma receita saborosa, nutritiva e que ainda assim atrai a sorte, experimente o Bolinho de lentilha. Receita do programa Mais Você.

Ingredientes

1 xícara (chá) de lentilha (210 g)
3 xícaras (chá) de água (750 ml)
sal a gosto
½ xícara bem cheia (chá) de trigo para quibe (65 g)
1 xícara (chá) de bacon fatiado picadinho (150 g)
1 cebola média picadinha (1 xícara de chá)
1 colher (sobremesa) de alho triturado
salsinha e cebolinha picadinha a gosto
suco de 1 limão
1 fio de azeite
1 litro de leite
200 g de iogurte natural

Modo de preparo do bolinho

Em uma panela de pressão coloque 1 xícara (chá) de lentilha (210 g), 3 xícaras (chá) de água (750 ml) e sal a gosto. Tampe a panela, leve ao fogo médio e após pegar pressão conte 20 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha. Abra a panela, adicione ½ xícara bem cheia (chá) de trigo para quibe (65 g) e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve.

Coloque numa frigideira 1 xícara (chá) de bacon fatiado picadinho (150 g) e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 1 cebola média picadinha, 1 colher (sobremesa) de alho triturado e refogue até a cebola murchar. Retire do fogo.

Transfira o refogado de bacon para a tigela com a lentilha, acrescente salsinha e cebolinha picadinha a gosto, suco de 1 limão, 1 fio de azeite e misture bem.

Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e sirva em seguida. Ou se preferir recheie as bolinhas com requeijão cremoso, passe nos ovos batidos em seguida na farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Retire do fogo e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

Modo de preparo da coalhada

Em uma panela coloque 1 litro de leite e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar. Quando o leite estiver morno (35° C) adicione 200 g de iogurte natural e misture bem. Tampe a panela com um prato cubra com um pano de prato coloque a panela dentro do forno e deixe descansar por 6 h.

DICA: outra forma de verificar a temperatura é colocar o dedo no leite e contar até dez, se a temperatura estiver suportável, estará no ponto correto.

Transfira a mistura (reservada acima) para uma peneira forrada com um pano de prato e deixe escorrer dentro da geladeira. Retire do pano e sirva em seguida.

Fonte: http://gcn.mx/Ote

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s