Benefícios do cozer a vapor


Crédito: Gettyimages

Crédito: Gettyimages

Cozer a vapor é uma técnica chinesa de preparar os alimentos através de uma panela com água e uma peneira ou escorredor. A água na panela vira vapor e este cozinha os alimentos que se encontram na peneira apoiada à cima da panela. Esta pode ser uma alternativa para os brasileiros que querem preparar algo rápido e ao mesmo tempo saudável e que não possuem muito tempo para investir em uma alimentação adequada.

Existem inúmeras vantagens em preparar os alimentos com esta técnica. A primeira e mais importante é a manutenção da maior parte do teor nutricional dos alimentos. Sais minerais, vitaminas e outros nutrientes não se perdem com facilidade como quando se cozinha o alimento diretamente na água ou se o fritar.

Além de mais saudável, o alimento cozido a vapor é muito suculento,pois seu sabor natural é realçado, diminuindo a necessidade de se utilizar muito tempero para prepará-lo. Para as pessoas acostumadas a consumir alimentos com muito tempero, gordurosos ou industrializados será, em um primeiro momento, difícil de saborear o alimento cozido, já que suas papilas gustativas estão acostumadas a sabores mais fortes, e menos sensíveis aos sabores mais amenos e delicados.

O segredo de se fazer um alimento bem cozido é evitar o contato do alimento com a água da panela. Se não conseguir adequar esse sistema em casa, o que resta é adquirir o equipamento adequado a esse tipo de preparo. Outro detalhe é tomar cuidado com a temperatura e o tempo de cozimento dos alimentos, pois cada um possui uma temperatura e um tempo adequados para ficarem bem cozidos. Mas nada de pânico! O tempo de cozimento é bem curto, varia de 6 à 17 minutos dependendo do alimento. Por exemplo, a cebola e o espinafre variam de 12 à 15 minutos. Já o frango e a almôndega de 10 à 16 minutos. Se estiver cansado de se alimentar mal ou de comer todo dia sempre a mesma coisa, mas não tem tempo de preparar pratos diferentes ou “mirabolantes” para uma alimentação saudável. Mude e experimente esta técnica. Além de ser rápido, saudável e saboroso, a sensação de prazer e de dever cumprido são outros benefícios da técnica de cozer a vapor.

 

Fonte: As Minhas Receitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s