Dicas de lanche para o recreio


(Fotos: Gettyimages)

(Fotos: Gettyimages)

As cantinas das escolas estão cada vez mais “pobres” em relação a alimentos saudáveis. Resta aos pais prepararem o lanche dos filhos em casa. A dificuldade é conciliar praticidade e qualidade com a vontade das crianças.

Às vezes a criança também tem vergonha em levar o lanche de casa já que hoje em dia isso não é comum quanto antigamente. O papel dos pais neste caso é ensinar aos filhos que levar o lanche de casa não é nada de mais, e é ainda mais saudável e gostoso que os lanches da cantina. Entretanto, isso é questão de acostumar a criança desde cedo.

Outro problema enfrentado pelos pais é o hábito das crianças de compartilharem seus lanches. Isso pode acabar com o plano de alimentação programado pelos pais.

A educação alimentar começa como qualquer outra educação básica, em casa. É claro que é inevitável a criança ou o adolescente de comer guloseimas, mas quando a educação acontece desde muito cedo, o hábito de comer bem é bem mais saudável.

A dica é sempre variar as opções. Para ficar mais fácil negociar com as crianças, deixe um dia ou dois da semana para que a criança coma o que quiser na cantina. Nos outros dias é aconselhável que se coloque um alimento rico em carboidrato para repor as energias como os pães integral e sírio. Como recheio pode-se misturar um tipo de proteína (carne magra, pasta de grão de bico, etc), evitando-se embutidos, ricos em sal, com um queijo de preferência branco, além de uma combinação de verduras, tomate, alface, rúcula, etc.

Como sobremesa é aconselhável apenas uma fruta para que a criança não se acostume com doces e chocolates. É importante evitar os refrigerantes e sucos de caixinha. Se possível faça um suco natural ou ensine a importância da água no nosso organismo e a ensine a bebê-la sempre.

SUGESTÕES
segunda-feira
1 caixinha de vitamina
1 bisnaguinha com requeijão
1 maçã
terça-feira
1 caixinha de suco concentrado (busque pelos mais naturais)
1 sanduíche (2 fatias de pão de forma) com queijo branco
1 pêra
quarta-feira
1 garrafinha de leite fermentado
1 minibolo (de preferencia integral ou sem adição de açúcares)
1 goiaba
quinta-feira
1 caixinha de suco concentrado
3 bolachas sem recheio
1 queijo processado
sexta-feira
1 caixinha de achocolatado
1 bisnaguinha com peito de peru
1 ameixa vermelha

Obs.: os lanches devem ser acondicionados em recipientes verdadeiramente térmicos.
Dica: Convença a escola do seu filho a ter espaços refrigerados (geladeiras) para acondicionarem os lanches trazidos de casa até o momento do intervalo para o recreio.

 

Fonte: Uol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s