Alguns benefícios e malefícios do cafezinho diário


Sorriso revigorante (Foto: Gettyimages)

Sorriso revigorante (Foto: Gettyimages)

O IBGE constatou que o brasileiro bebe de 4 a 5 xícaras de café por dia. O café contém vitamina B3, potássio, manganês, ferro, ácidos clorogênicos, antioxidantes entre outros componentes. Além de aumentar a expectativa de vida, os benefícios do café podem ser usados contra problemas do coração e Parkinson, por exemplo.

Pesquisadores da Universidade de Harvard nos EUA constataram que a ingestão de 3 a 4 xícaras de café por dia pode diminuir em até 11% as chances de se ter insuficiência cardíaca. Isso devido ao alto teor de antioxidantes que a bebida possui. Mas cuidado, o excesso da bebida pode resultar no efeito contrário.

Contrário a expectativa – de que quem sofre de “Mal de Parkinson” não poderia tomar café por ser uma substância estimulante e que conseqüentemente aumentaria os tremores do paciente – o café auxilia o funcionamento da dopamina, neurotransmissor que em mau funcionamento provoca o “Mal de Parkinson”. Entretanto, deve-se consumir a bebida na quantidade certa. Duas xícaras por dia são suficientes, segundo pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo.

O café também pode ter efeitos negativos. O Hospital Universitário Aarhus da Dinamarca fez um estudo sobre a influência do café no tratamento de fertilidade e afirmou que o a bebida pode reduzir as chances de quem quer engravidar em 50%. Outros estudos de países nórdicos apontam o café como um dos culpados pela má formação do feto.

A Universidade La Trobe da Austrália realizou um estudo que revelou que o alto consumo de cafeína pode causar alucinações. Após submeter voluntários a aleatórios níveis de estresse, os pesquisadores pediam para eles ouvirem uma mistura de sons e que avisassem quando uma música fosse tocada. Entretanto, a música nunca tocou. O alto teor de cafeína, consumido por algumas pessoas, potencializou o efeito alucinógeno do cortisol – substância liberada em alto grau de estresse e responsável por alucinações – e levaram elas a acreditar que havia uma música sendo tocada.

É preciso ter cuidado com o consumo exagerado de café, pois além do recomendado ele pode causar efeitos colaterais indesejados como arritmia, estresse, alucinações e insônia. Se você já consome 4 a 5 xícaras por dia pare por ai. Nada em exagero é saudável.

 

Fonte: Abril

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s