8 tipos de arroz para variar nas refeições


(Fonte: Gettyimages)
O típico e já batido arroz com feijão é o prato preferido do brasileiro. Trocamos o feijão com certa freqüência, do bolinha para o carioca, do carioca para o feijão preto, depois para o branco e assim por diante. Mas o que não se tem costume é variar nos tipos de arroz.

Aqui vai uma lista de outros tipos de arroz e alguns de seus benefícios:

O arroz integral é mais saudável que o branco. Rico em fibras e em aminoácidos, ele auxilia na digestão, além de combater a diabete e diminuir a gordura abdominal. Fonte de potássio, vitamina B, fósforo e minerais.

O arroz “proibido” – na China era consumido apenas pelo o Imperador –, ou melhor, o arroz preto (sabor que lembra castanhas) possui antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e fortalecem o coração. Seu sabor é forte e marcante se comparado com o arroz comum.Se preferir um sabor mais suave que o arroz preto, experimente o jasmine. Costuma manter os grãos soltos e é uma boa pedida para acompanhar carnes brancas. Experimente cozinhá-lo a vapor!

O arroz parboilizado tem esse nome, por ser parcialmente fervido, fazendo com que seus minerais se mantenham no interior do grão, sem contar que o grão fica mais consistente. O Brasil é o carro chefe na tecnologia responsável por fabricar esse tipo de arroz.

Se você gosta de um arroz menos solto e mais úmido, não pode deixar de experimentar o arroz japonês. Com certeza já o provou em famosos pratos japoneses como o sushi.

Seguindo a linha de arroz mais úmido, o arroz carnaroli é o típico arroz usado em risotos – prato tipicamente italiano. Seus grãos são grandes e absorvem o tempero. Apesar de liberarem amido o arroz não fica grudento. É um arroz bem cremoso e consistente.

Mais um arroz para inovar no sabor e deixar seus pratos um pouco mais afrodisíacos. O arroz basmati possui um sabor suave (parecido com nozes) e um perfume delicado. Tem sua origem no sopé dos Himalaias Indianos.

Por fim, o arroz mais diferenciado da lista é o arroz selvagem. Com um gosto que remete ao sabor de avelãs seu formato é alongado. Preto por fora e branco por dentro sua aparência é um atrativo a parte. O nome já diz tudo, ele é o mais “agressivo” dentro os outros da lista. Acompanha pratos mais exóticos como cogumelos, patos e bacalhau.

 

 

Fonte: R7

Deixe um comentário