Dicas para deixar a louça bem limpa


(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Dentre os afazeres domésticos, lavar louça está entre os serviços mais chatos. Entretanto, toda vez que pensar assim lembre-se de que é melhor existir uma louça para lavar do que ter apenas pratos limpos. Abaixo vão algumas dicas para facilitar o processo:

A primeira dica é lavar imediatamente a louça após o uso. Claro que não precisa limpar exatamente depois que utilizou alguma louça, pode comer primeiro e deixar tudo para o final, mas assim que terminar de saborear o almoço ou o jantar lave a louça.

Como isso é quase impossível na correria do dia a dia, outra dica é prestar atenção na hora que acabar de comer e deixar o prato o mais limpo possível antes de deixá-lo na pia, isso evitará o mau cheiro e o gasto em excesso de água e detergente no dia seguinte.

Como a água no Brasil possui menos cal que a água dos países europeus – por isso eles inventaram o detergente por ele se dissolver melhor neste tipo de água – é indicado o uso do sabão em pedra por durar mais, ser mais econômico e menos poluente que os detergentes. Para você que está preocupada em ressecar suas mãos evite o sabão de coco e se for usar detergente dê preferência ao neutro.

Não economize em bucha, rodo de pia ou peneira de ralo. Esses equipamentos são decisivos na hora de economizar tempo, água e a longo prazo dinheiro. Evite usar sempre o lado verde e áspero da bucha. Se você limpar o prato e deixá-lo de molho com água e umas gotinhas de detergente não será preciso esfregar com muita força o que também pode estragar as louças mais delicadas como pratos desenhados ou copos mais finos.

Separe a louça por categorias, pratos, copos, panelas, talheres, etc. Começa a lavar a louça pelos itens maiores para ganhar espaço. Lave todos os itens da categoria primeiro depois enxague todos. Lavar uma peça da louça e enxaguá-la fará você perder tempo demasiado, além de desperdiçar muita água. Nem precisa ser dito que todo o processo deve ser feito com a torneira fechada até a hora do enxague, certo?

Em manchas que o detergente não foi capaz de remover, tenha sempre um ou dois limões em casa. O suco natural do limão é capaz de remover manchas e sujeiras mais pesadas. Deixe a peça de molho com o suco de limão e depois esfregue com o lado mais áspero.

Lembre-se que lavar a louça não acaba no enxague. É preciso deixar a pia dentro e fora totalmente limpa e higienizada – pacote completo bancada, cuba e azulejos. Na hora de secar a louça deixe-a escorrer bastante. Quanto ao pano de prato ele não deve deixar fiapos nos pratos e deve ser apenas para enxugar louças. Para as mãos tenha uma toalha de algodão na cozinha, para evitar usar o pano de prato.

Fonte: Culinária Masculina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s