Corte o glúten de sua cozinha


(Fonte: Mundo Verde)

(Fonte: Mundo Verde)

O glúten é uma proteína encontrada junto do amido no trigo e em outros cereais. É ele o responsável por deixar a massa com aquela textura leve e arejada. Pelo glúten ser uma substância bastante energética e a energia no corpo ser armazenada na forma de gordura o seu consumo em excesso pode levar à obesidade.

As pessoas preocupadas com o peso e as portadoras da doença celíaca – causada pela atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes de maneira geral – devem substituir as farinha de trigo e os derivados do glúten por produtos tidos como orgânicos.

A primeira opção é substituir a farinha com glúten pela que não contém tal substância. Substitua a farinha por goma de xantana para que seus assados cresçam. Para cada xícara de farinha use ¼ de colher de chá de goma, adicionando-a por último e evite mexer mais de cinco vezes a receita para não endurecer a massa.

Outra atitude é ler os rótulos, pois existem conservantes que podem conter amido. Pelas farinhas sem glúten serem mais densas, bata por mais tempo os ingredientes. Isto ajudará a massa a se tornar mais elástica e arejada.

Por mais estranho que possa parecer a altitude também influencia no preparo de receitas sem glúten. Se você estiver 1800 metros acima do nível do mar reduza ¼ de colher de chá de fermento. Já se estiver 2400 metros acima, reduza ½ de colher de chá de fermento.

Para se consumir menos glúten prefira produtos com amido araruta, amido de tapioca, farinha de arroz, farinha de milho e outros grãos que possuem menos glúten em sua composição.

Fonte: eHow

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s