Sanduíche à provençal


(Foto: Dirceu Garcia / Comércio da Franca)

(Foto: Dirceu Garcia / Comércio da Franca)

“A cozinha é a mais antiga das artes porque Adão nasceu jejuno.” – Brillat-Savarin (1755-1826), célebre culinarista francês, de grande criatividade e erudição

Criada para saciar a fome de um jogador compulsivo, que não conseguia afastar-se da mesa onde estavam as cartas do baralho, a combinação de pão e carne deixou para trás há muito tempo a simplicidade quase frugal que a caracterizou na sua origem. Resiste bravamente há mais de dois séculos, ganhou o mundo, reafirma-se a cada dia pelo seu caráter prático e pela variedade de combinações que comporta. Não há comida mais fácil de ser consumida – seja no local de trabalho, seja na rua, seja num gramado, como o fazem os nova-iorquinos nos seus parques durante o verão.

Estamos falando do sanduíche, que sob o ponto de vista do continente/conteúdo é das melhores invenções culinárias de todos os tempos. Uns afirmam ter ela saído da cabeça de John Montagu, o tal jogador ansioso que lá um dia, na sua querida Londres, pediu ao empregado que o servia para preparar alguma coisa que pudesse comer de forma prática. Naquele tempo, meados do século XVIII, e ainda mais quando se tratava de gente nobre, alimentar-se decentemente, sentado a uma mesa e usando todos os talheres, levava pelo menos duas horas. Muito tempo para alguém fissurado.

Há os que duvidam ter sido do conde o insight de cortar o pão e o rechear com carne; defendem que foi algum serviçal que criou a comida que ganhou rápida popularidade e, via colonizadores ingleses, alçou status de um dos símbolos da cultura americana. Um homem, e nobre, que passara a vida jogando, não deveria entender muito de cozinha, alegam os que tomam partido do anônimo empregado. A questão da autoria permanece nebulosa: tornou-se um tanto impossível dar o crédito a quem de fato o tenha merecido. Assim a vida, também nas miudezas.

Prático no preparo, rápido para comer, fácil de transportar; e versátil quanto aos tipos de pão e recheio a empregar, ganhou os primeiros adeptos entre os parceiros de Montagu, que acharam interessante a novidade, aquele jeito diferente de comer. Como o homem tinha o título de Conde de Sandwich, pelo qual era tratado, ao pedirem ‘aquela comida do Sandwich’, os colegas de jogatina contribuíram para o nascimento de um verbete a ser rapidamente incrementado ao léxico inglês e depois transportado a outros idiomas.

Qualquer visita a site culinário nos coloca em face de centenas de tipos de sanduíche, alguns deles de nomes bem curiosos, como Kamikaze e Cachorro de corrida. O desta página tem origem francesa, da qual o adjetivo provençal nos dá pista, e na Provence, já se viu, três ingredientes são insubstituíveis: alho, azeite e manjericão. Os outros podem obedecer ao gosto pessoal, desde que não briguem entre si. O pão italiano é o mais indicado e o primeiro passo é passar por toda a sua superfície um dente de alho espetado em garfo. Este aroma impregnado faz toda a diferença. Depois é cortá-lo ao meio e retirar um pouco do miolo. Regue com azeite extra virgem e vinagre de vinho tinto. Polvilhe sal e pimenta-do-reino. Coloque em camadas metade das rodelas de tomate, o atum desfiado, folhinhas de manjericão, azeitonas, alcaparras bem dessalgadas, os filezinhos de anchova e pedacinhos de ovo cozido. Complete com o restante dos tomates e feche com a outra metade do pão. Embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira por meia hora. Sirva esta delícia irresistível com vinho tinto seco.

Ingredientes

1 filão de pão italiano
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 dente de alho
Sal, pimenta
2 tomates médios, maduros e firmes, em rodelas
½ xícara (chá) de folhas de manjericão
1 lata de atum desfiado
1 colher (sopa) de alcaparras
4 filés de anchovas
12 azeitonas pretas sem caroços
1 ovo cozido e picado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s