10 dietas para emagrecer e se manter saudável


Todo dia surge uma nova dieta prometendo os melhores resultados em curto prazo. Entretanto, muitas delas privam você de determinado grupo alimentar o que provoca um desequilíbrio de nutrientes no organismo. A dieta correta promove a reeducação alimentar e leva a perda de peso sem que haja também perda da saúde ou da qualidade de vida.

Confira abaixo as 10 dietas muito populares entre os brasileiras e que são consideradas equilibradas e saudáveis pelos especialistas, promovendo a reeducação alimentar e o emagrecimento saudável.

Dieta mediterrânea

Considerada a melhor dieta para estimular a reeducação alimentar, a dieta mediterrânea é inspirada nos costumes alimentares de países da região do Mar Mediterrâneo como Itália e Grécia, por exemplo. Os alimentos frescos são a base desta dieta, como saladas cruas, azeite, massas integrais, e claro, muito vinho. Alimentos industrializados estão fora de cogitação.

Dieta ortomolecular

Esta dieta é aplicada em cada caso em particular. O primeiro passo é detectar os desequilíbrios nutricionais. Em seguida, é feito um planejamento completamente novo para equilibrar as substâncias do organismo através da reeducação alimentar.

Dieta ovolactovegetariana

Há o corte de carnes, tanto vermelha quanto brancas, entretanto, o consumo de proteínas se mantém através de derivados de animais como leite, ovos e queijo. Promove uma intensa reeducação alimentar através de cereais, frutas, legumes, verduras, alimentos integrais e derivados de soja.

Dieta dos pontos

Os hábitos alimentares são avaliados e é desenvolvida uma tabela que associa calorias a pontos. O objetivo é que a pessoa não ultrapasse o número de pontos determinado pelo seu orientador nutricional. Não corta nenhum grupo alimentar da dieta e é facilmente praticável na rotina corrida do dia a dia.

Dieta detox

Esta talvez seja a mais conhecida entre os brasileiros. Há o corte de produtos industrializados e o consumo de alimentos naturais acompanhados de água e sucos. A proposta é desintoxicar e limpar o organismo. Além disso, o consumo de líquido durante as refeições faz com que haja maior saciedade e, por isso, menor consumo de alimentos sólidos.

Dieta do baixo consumo de calorias

Parece redundante, mas não é. Esta dieta coloca a meta de consumir, no máximo, 800 calorias por dia. Por ser um consumo muito baixo de calorias, ela não pode ser seguida por muito tempo, para que não haja perda de nutrientes e subalimentação. Indicada para quem quer perder quilos rapidamente e diminuir a compulsão alimentar.

Dieta sem glúten

Como na ovolactovegetariana há o corte de grupos de alimentos, mas não de seus nutrientes que são adquiridos através de outros alimentos.
Portanto, corta-se alimentos ricos em glúten e o carboidrato necessário ao organismo é adquirido por meio do consumo de frutas, legumes, raízes e verduras. Esta dieta promove a diminuição da retenção de líquidos e regula o metabolismo do organismo.

Dieta do baixo índice glicêmico

O foco desta dieta são os carboidratos com baixo índice glicêmico, pois eles liberam pouco açúcar no sangue. Corta-se açúcar refinado, arroz, batata, farinha branca e refrigerante. Entra na mesa aveia, frutas, legumes, soja, trigo integral e verduras. Há uma reeducação alimentar instantânea, mas a perda de peso é lenta e gradual.

Dieta antienvelhecimento

Promove a reeducação alimentar e aumenta a disposição do dia a dia através do consumo de antioxidadantes naturais ricos em selênio (frutos do mar e grãos em geral), magnésio (nozes e castanhas), zinco (cerais e legumes), vitamina A (leite e vegetais amarelos), vitamina C (folhas escuras e frutas cítricas), vitamina E (azeite extra virgem, azeitona, óleos de sementes), entre outros.

(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Conhecida como Dieta Hay por causa do seu criador, o médico norte-americano William Hay, defende que o emagrecimento decorre da combinação adequada dos alimentos. Existem alimentos que não podem estar no mesmo prato como proteínas e frutas ácidas não podem ser combinados com amidos e açúcares. Elimina-se também o consumo de açúcar refinado, adoçantes, corantes, farinha branca e margarina.

Fonte: iG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s