Curiosidades sobre as papilas gustativas


(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Nós não sentimos o gosto dos alimentos de maneira igual. Os sabores dos alimentos variam de pessoa para pessoa. Há ainda fatores físicos que fazem com que as pessoas sintam ou não atraídas por determinado alimento.

Aqueles queijos úmidos e fedorento podem ser uma iguaria para várias pessoas. Estas pessoas, que gostam desse tipo de queijo, possuem menos papilas gustativas que outras, o que as classifica como “degustador tolerante” o que os torna mais receptivos em relação ao sabor dos limentos. Já os “degustadores intolerantes”, ou seja, que possuem muitas papilas gustativas não suportam determinados alimentos, principalmente se possuírem um bom olfato, o que piora o desagrado.

Um fato bastante estranho, mas que é totalmente possível de acontecer é uma infecção de ouvido prejudicar os “nervos do paladar”. Este problema leva a pessoa a ter um desequilíbrio com relação às sensações como amargo e gorduroso. Isso faz com que ela sinta algo amargo, muito amargo, ou perceba o engordurado mais intensamente.

Você é viciado em sal? Saiba que essa “dependência” pode ter surgido ainda quando você estava na barrigona quentinha e aconchegante da mamãe. Se houve muito enjoo na gravidez, você e ela ficaram mais desidratados que o normal, o que subconscientemente o levou a gostar mais de sal que o normal.

Outro caso que vem da gravidez, é o fato de gostar ou não de cenoura, couve, entre outros alimentos. Os filhos das mamães que consumiram determinado tipo de alimento durante a gravidez são mais propensos a gostar mais do alimento.

Os super degustadores, anteriormente chamados de “degustadores intolerantes”, também não suportam café preto e determinados tipos de legumes. O que para uma pessoa comum é saboroso, para eles é insuportável. Molho apimentado então, nem pensar!Há ainda, pessoas que possuem o que é chamado de “cegueira dos cheiros”. Para elas as especiarias com sabores mais sofisticados são um pesadelo. Eles não conseguem sentir o verdadeiro sabor delas, chegando por exemplo, a confundir o sabor de coentro com sabão.

Fonte: Seleções

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s