Piadina integral


shutterstock_141528667
A piadina é um típico pão da cozinha italiana superfácil de fazer. Dizem que os romanos aprenderam a receita através de investidas militares contra gregos bizantinos e povos do Oriente Médio. Por ser uma massa bastante eclética pode ser utilizada tanto para montar lanches e acompanhar saladas como para receitas doces.

Ingredientes

1 ¼ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1½ xícara (chá) de farinha branca
1½ xícara (chá) de farinha integral
1 ½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Junte as farinhas, o sal e o fermento em uma tigela grande. Misture e abra um buraco no centro. Na região central adicione o azeite e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e continue a misturar, até formar uma massa homogênea.

Passe a massa para uma superfície lisa enfarinhada e amasse a massa por, no máximo, mais 3 minutos. Enrole a massa até formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato umedecido.
Cuidado para não encharcar a massa!

Para preparar o pão, pegue um pedaço de cada vez e abra-o com rolo de macarrão até ficar com 20 cm de diâmetro. Utilize uma frigideira ou uma chapa grande de ferro para esquentar a massa. Ela deve ser pré-aquecida para não grudar. Quando ela estiver bem quente, coloque a massa e use um garfo para fazer vários furinhos nela. Fique de olho, após mais ou menos
2 minutos o fundo ficará com pintinhas escuras, isso quer dizer que é hora de virar a massa.

Depois que ela também pegar cor do outro lado, retire do fogo e transfira para um prato e cubra o pedaço com um pano de prato limpo para não esfriar só enquanto você faz as outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s