Um cake salgado para beliscar na Copa


cake

A massa é feita com farinha, leite, azeite, ovos, leva fermento químico, nela são misturados pedacinhos de presunto, azeitonas cortadas em rodelas e queijo gruyère passado no lado grosso do ralo; cobre-se com parmesão (Foto: Dirceu Garcia/Comércio da Franca)

Cozinhar não é serviço; cozinhar é um modo de amar os outros”  
Mia Couto,  biólogo e escritor moçambicano, (1955) 
Entramos em junho. Um mês que neste 2014 vai se tornar super. A contagem regressiva já começou. Para todo lado onde olho, vejo verde-amarelo. A começar do restaurante do GCN, com bexigas e bandeiras que a brisa do Brasil beija e balança. Copa do Mundo mobilizando o povo do país que a sedia, eis que pinta a dúvida sobre o que servir diante da telinha ou do telão enquanto se aguarda a partida, se assiste ao jogo, se comemora a vitória do time para o qual se torce. Ou se lastima a derrota com argumentos vãos.
As opções são inúmeras e começam pela pipoca. Ainda mais que junho também é tempo das juninas, nossas festas populares de que os brasileiros gostam muito e assumem feições diversas conforme as regiões deste nosso país-continente. No Norte, os relatos do Boi Bumbá. No Nordeste, cordéis e xaxados. No sudeste, quadrilhas e quermesses. No sul, profusão de cucas de frutas. Seja qual for o perfil dessas festas juninas, nelas o milho tem garantida sua presença, quer na forma da pipoca, quer como ingrediente de pamonhas, curaus, bolos, broinhas, cuscuz e um tantão de outras delícias.
Mas saí um pouco desse roteiro, onde se insere também o onipresente amendoim. Sugiro um bolo salgado para você aproveitar sobras que podem estar na geladeira já há algum tempo. Aquelas azeitonas avulsas no fundo do vidro, as fatias de presunto na tapawere, um resto de parmesão ralado e o pedaço de gruyère que sobrou do último fondue. Mas pode ser também que em lugar do presunto você tenha lascas de frango assado em vez de azeitonas, palmito. Valerá também. Coloque em ação a sua criatividade e ouse em misturas até inusitadas como shitake e tomatinhos-cereja. Avalie a combinação dos sabores e vá em frente.
A receita básica é muito fácil. Separe os ingredientes para ter tudo à mão quando começar a trabalhar. Comece misturando farinha, fermento e sal numa vasilha. Peneire sobre outra vasilha maior. Essa providência auxilia o processo de crescimento por igual, já que o fermento vai ocupar em partes iguais seu espaço no meio da farinha. Quebre os ovos numa tigela para saber se estão frescos: essa é uma providência padrão em toda receita, pois evita o dissabor de ter de jogar tudo fora, caso você quebrar sobre a farinha um ovo estragado. Vá juntando um a um, alternando o azeite e o leite. Salgue de leve, pois o queijo, o presunto e as azeitonas já contêm sal. Se gostar, esta é a hora de polvilhar pimenta-do-reino. Quando estiver tudo bem misturado, acrescente o gruyère ralado do lado grosso e volte a mexer. Em seguida agregue o presunto cortado, mexendo sempre para que fique bem distribuído por toda a massa. Por fim, as azeitonas cortadas em rodelas. Unte uma forma de pão e polvilhe farinha. Despeje a massa na forma. Salpique o parmesão ralado. Bata o fundo da forma contra a superfície da pia ou da mesa, para que a massa cresça de forma uniforme. Leve ao forno preaquecido a 180º, por cerca de 45 minutos.
Como cada forno é um forno, a partir de 30 minutos vá espetando um palito para ver se o cake está assado, o que acontece quando o palito sai seco do interior da massa. Ele fica dourado e exala um perfume muito bom. Depois de frio, desenforme e sirva, cortando em fatias. Tomara que seja para celebrar uma vitória.
porção: 4 pessoas
dificuldade: fácil
preço: econômico
Ingredientes
 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
 ½ xícara de leite
 ½ xícara de azeite
 4 ovos em temperatura ambiente
 150 gramas de presunto cozido picado
 150 gramas de queijo gruyère ralado grosso
 12 azeitonas verdes sem caroço cortadas em rodelas
 2 colheres de queijo parmesão ralado
 1 colher (sopa) de fermento em pó
 Sal a gosto
 Pimenta-do-reino a gosto
Passo a passo
1 – Misture aos ingredientes secos o azeite e o leite
2 – Acrescente os ovos um a um e misture bem
3 – Junte aos poucos os outros ingredientes
4 – Coloque na forma, polvilhe o parmesão e leve ao forno
Anúncios

Um pensamento sobre “Um cake salgado para beliscar na Copa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s