Floripa gastronomia na ilha


Em Florianópolis é possível comer muito bem por um preço bem atrativo

Em Florianópolis é possível comer muito bem por um preço bem atrativo

Normalmente, grandes expectativas geram boas decepções, difícil a coisa estar à altura da imaginação da gente. E foi assim, com grande expectativa, que fui passar três curtos dias em Florianópolis. Um compromisso da minha filha, um curso de aquarela com um jovem artista catarinense, nos levou até lá. E não é que Florianópolis é tudo aquilo mesmo que falam a respeito dela. Voltei com gostinho de quero mais, pois é muito mais, é daquelas cidades que a gente vai logo se imaginando morando, vendo preços de apartamentos, imaginando rotinas a beira mar.

Fico encantada com cidades que ainda não se armaram até os dentes com aços farpados. Os muros, quando existem, são baixos, vê-se ainda aqueles portões baixos de ferro que apenas sugerem um domínio territorial. Praças, muitas árvores, uma ponte linda, ainda que inativa, praias isoladas, tem até a Solidão. E pessoas gentilíssimas – eles riem prazerosos quando são de novo elogiados sobre a fina e bem humorada educação.

E tem comida, claro, posso dizer que comemos muito bem no padrão médio de custo. Ficam as dicas: Fomos e voltamos ao Café Cultura, fica na Lagoa da Conceição, que é o local mais agitado da ilha, cheio de gente de todo o tipo, mas principalmente jovens, belos e de pés sujos (leia-se mochileiros), com seu charme e indolência a descontaminar o ar com paciência. Destaco, sem medo de errar, o penne com camarões e o café.

Outro lugar muito legal, descoberto pela juventude de minha filha, é o Bar La Cave. Eles se autodenominam de gastrobar, que quer dizer que são um bar, mas sem descuidar da comida. E eles conseguem. Comemos um espaguete na tinta de lula com um polvo, seguramente o mais macio que já experimentei. O diferencial do bar é oferecer uma boa quantidade de vinhos em taças. Não se engane, não são tantos assim, dos cerca de 30 rótulos, apenas uns sete podiam ser vendidos em taças, mesmo assim, a proposta é boa. O atendimento é descontraído, sem ser desleixado. Uma boa música, executada por um trio, logo ao lado da gente, não nos impediu de conversar. E o ambiente, muito próximo do refinado.

E para completar, o que não é novidade: O Padeiro de Sevilha. Eles parecem ser os queridinhos do lugar. Com uma proposta rápida e econômica, essa padaria agrada a todo tipo de gente. Os pães, os bolos, as quitandas ficam expostas e a gente se serve, pede a garçonete apenas o que vai beber. Há uma boa oferta de produtos integrais, e a preocupação com o sódio e o açúcar. O local foi nossa pequena rotina de férias, e tudo o que comemos foi barato e estava muito gostoso, sobretudo os cookies.

Florianópolis deve seu nome ao presidente Floriano Peixoto – uma homenagem considerada, por muitos, de extremo mau gosto -, passou a adotar desde há muito o apelido Floripa. Mas é também a Ilha da Magia, com bruxas transformadas em pedras que pontuam suas praias.

DICA DA SEMANA

PERU DE NATAL

O Natal é época de reunir a família em volta da mesa para a ceia natalina com pratos típicos desta época do ano. A poucos dias da festa é hora de pensar no cardápio. Um prato que não costuma faltar é o peru. E como o processo de preparação e até de descongelamento é demorado, não é um prato que deve ser decidido no dia. O descongelamento pode ser feito dentro da geladeira (bem mais demorado), na água fria (considerado o método mais rápido) ou no micro ondas (ideal para perus pequenos ou em pedaços). Se a opção escolhida for a água, é preciso deixar o peru na embalagem original (verifique se não está com furos) e colocar em uma vasilha grande com muita água fria. O mais aconselhável é calcular 24 horas de descongelamento para cada 2,2 quilos de peru. A água deve ser trocada com frequência. Em seguida é só assar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s