Como preparar as principais carnes da ceia de Natal


shutterstock_210021739

A ceia do Natal é considerada por muitos a refeição mais importante do ano. Sempre podemos reunir familiares e amigos em volta da mesa, repartir o pão de cada dia e agradecer por isso, mas é nessa época do ano em que as reuniões tem um significado ainda mais especial.

Hoje, o Temperando traz dicas de chefs de como preparar as principais carnes da ceia para que a reunião fique ainda mais especial e saborosa. As dicas são doportal UOL.

O peru é a favorita dos brasileiros para a ocasião. Segundo dicas da chef Adriana Cymes, do buffet Arroz de Festa, a ave deve ser temperada por dentro e por fora com uma mistura de suco de laranja, vinho branco, tomilho, alho-poró, cenoura e cebola picadas e pitada de sal. Deixe descansar na marinada por 12 horas para a carne absorver o sabor do tempero.

peru ceia

Outra ótima escolha é o chester que deve ser preparado com cuidado para não ressecar. O chef Fábio Vieira, do restaurante Micaela, aconselha desossar a ave e colocá-la para marinar numa mistura de molho shoyo, mostarda tipo Dijon, suco de limão, alho, ramos de tomilho e a parte mais clara do salsão picada.

chester peru

 

O tender é o pernil do porco defumado e pode serpreparado deixando a carne marinar durante à noite em uma mistura de gim e mostarda durante toda a noite. Antes de colocar o tender no forno, adicionar melado de cana à marinada. A dica é da chef Renata Braune, da escola de gastronomia Ateliê Gourmand.

tender ceia

Além do tender, Renata também deu dicas de como preparar lombo para a ocasião. Prepare um molho com sucos de laranja e limão, alho, cebola com damasco ou uvas-passas. Deixe a carne marinar nessa mistura durante à noite.

lombo ceia

O pernil é outra figurinha carimbada na ceiade Natal. A chef Eliana Lenz, do restaurante Lenz Bourmet, recomenda rechear o pernil com pedacinhos de bacon, untar a carne com azeite suave ou olho de milho, espetar ramos de alecrim. Mas não para por aí. Antes de levá-la ao forno, regue a peça com suco de maçã e distribua pedaços de fruta envolta da assadeira.

frango ceia

E por último, para quem não abre mão de um franguinho assado, o chef Fábio, o mesmo que deu as dicas de preparo do chester, recomenda que a ave também seja temperada por dentro e por fora com uma mistura de cerveja, sucos de limão e laranja, molho shoyo, tomilho mostarda e um pouquinho só de louro, alecrim, alho amassado e com casca e pitadas de sal grosso e pimenta do reino.

Antes de deixar a carne marinar nessa mistura, coloque um limão siciliano dentro dela. Na hora de assar leve o frango ao forno sem a mistura e envolto com papel-alumínio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s