Fechamento e abertura


O ato de cozinhar se mostra como a principal força agregadora da família e amigos

O ato de cozinhar se mostra como a principal força agregadora da família e amigos

Seria bastante apropriado escrever uma crônica que tratasse das comidas que celebram a chegada de um novo ano. Daquelas que prometem sorte, dinheiro, amor. Por exemplo, a lentilha é o ingrediente da sorte, nem todo mundo faz, é ingrediente barato demais e parece desmerecer a ceia. Bobagem, acerte no tempero – lentilha pede cominho! Como a Rita Lobo diz.

Poderia dizer da romã, o que fazer com ela além de admirá-la por sua beleza tropical e sabor blasé? Pois é, eu também não sei muito bem. Os molhos à base de romã estão prontos, são receitas árabes complicadas. Eleger qualquer coisa, jogar os grãos de romã por cima e chamá-los de qualquer coisa ao molho romã é o que mais fazemos. Sei que a romã traz riqueza, por isso não é bom desprezá-la. E, na dúvida, não tema, ela será o enfeite mais bonito da mesa.

Poderia listar uma série de ingredientes que, por gosto ou por simbologia, acabaram se instalando nas nossas mesas. Mas o Ano Novo pede também um pouco de reflexão, embora seja uma festa animada, a minha preferida, gosto de parar um pouco e botar cada receita no seu devido lugar, guardar tudo o que prestou do ano que se vai, o de bom e de ruim.

Meu balanço gastronômico traz à tona um homem, um livro que não posso deixar de mencionar, ainda que já tenha falado dele por aqui: Michael Pollan. Embora ele tenha escrito vários livros, seu principal, mais impactante é o último, Cozinhar, uma história natural da transformação. Nas suas mais de 400 páginas, ele narra uma verdadeira odisseia de como o ato de cozinhar pode transformar o alimento, mas, sobretudo, o humano. Ao se obrigar a cozinhar, ele vai transformando hábitos, vai ajuntando a família, os amigos.

Ao final, o que parecia ser apenas um detalhe da vida familiar – cozinhar – se mostra como a principal força agregadora da família. Ele prova que os melhores momentos familiares estão relacionados ao preparo e ao consumo dos alimentos. Poderia dizer aqui um monte de palavras que nos encorajariam a partirmos para a cozinha mais vezes e a deixarmos de comprar comida pronta mais vezes, mas é preciso a experiência do fazer.

Na verdade se contabilizarmos o tempo entre sair para comprar, esquentar e servir, não temos uma vantagem tão grande assim: uma lasanha congelada demora 14 minutos para ficar pronta! É preciso contabilizar o tempo que gastamos para evitar a cozinha. Com um pouco de planejamento é possível fazer uma refeição simples em meia hora.

Claro, meu balanço pessoal me impõe uma série de medidas, e como todo mundo muitas serão esquecidas, outras não. Cozinhar mais e melhor é atitude que, ainda bem, foi promessa de muitos réveillons passados e que se renova a cada ano. Por isso, não posso me furtar de desejar aos homens e mulheres que me leem um 2015 de muita panela suja.

Dica da semana

Lentilha

Falei com vocês sobre as lentilhas e seus temperos. Pois bem. Fazê-las não é coisa difícil, mas pede atenção. Primeiro, quanto ao ponto de cozimento e limpeza dos grãos. Elas devem ficar ao dente, senão perderão completamente a graça, se cozinham muito, as cascas se soltam e fica tudo com cara de papa e pior, verde.

Outro detalhe, que garante maior pureza é quanto a retirada da espuma que se forma durante o cozimento. Ponha uma escumadeira e um prato ao lado da panela e vá retirando essa.

Feito isso, outro detalhe, elas devem ser temperadas ainda quentes! Aliás, isso vale para todos os grãos: soja, feijão, grão de bico etc.

E quanto ao tempero, é de fato, o cominho, o melhor deles. Mas, vocês podem acrescentar outros, no caso do caldo de lentilhas, esprema um pouco de limão diretamente no prato. E no caso das saladas, cebolas bem douradas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s