Você sabe o que é crumble?


shutterstock_190676684

Crumble é um tipo de torta rústica feita com frutas picadas e cobertas por farofa de farinha, manteiga e açúcar. É a essa mistura esfarelada que se refere o termo “crumble”. Assada até que fique crocante, pode-se servir simples ou com sorvete.

Os crumbles apareceram na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Por causa dos racionamentos, não havia produtos como manteiga, farinha branca e açúcar refinado suficientes para as tortas tradicionais. Como diz o povo, a invenção é filha da necessidade. Com o pouco de que dispunham, as mulheres inglesas criaram o crumble. Do outro lado do mundo, as americanas inventavam algo bem parecido, o crisp, que de diferente tinha apenas a cobertura mais fina.

Quer fazer um crumble de maçã? É bem fácil.

Aqueça o forno a 180°C. Numa tigela misture 1 xícara (chá) farinha e outra de açúcar. Depois, descasque e corte em cubos pequenos quatro maçãs vermelhas e regue-as com o caldo e meio limão. Unte com 1 colher de manteiga um refratário. Polvilhe canela e distribua os pedacinhos das maçãs. Sobre eles, uma colher (sopa) de uvas passas brancas e outra de amêndoas picadas. Por cima peneire a farinha e o açúcar já reservados. Nada de misturar. Apenas distribua na superfície 100 gramas de manteiga (sem sal) gelada, ralada ou cortada em pedacinhos. Forno quente, meia hora. É uma delícia.

shutterstock_241247821

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s