O segredo de um perfeito ovo pochê


receita-ovo-pochê

O ovo é um alimento completo. Os europeus consomem em média 200 ovos por ano. Se forem franceses, 300. No Brasil a média é 100. Ovo não aumenta o colesterol de ninguém, se preparado sem gordura. Por isso o ovo pochê com sua gema molinha e sua clara firme faz par perfeito com arroz branco, fatia de pão de forma, qualquer tipo de caldo, salada de batatas ou o que você mais desejar.

Ovos pochês são cozidos em panela com água fervente onde se adicionou uma colher de sopa de vinagre. Só isso. Mas tem um segredinho para que fiquem lindos, redondos, bem definidos, e para que a clara não se espalhe conferindo um aspecto mal acabado. Vou ensinar o segredinho, que só aprendi bem recentemente.

Quebre o ovo dentro de uma pequena peneira de plástico, de furinhos mínimos, encontrada em qualquer supermercado e baratíssima. Tenha muito  cuidado para  não furar a gema. Espere pacientemente todo o excesso de clara passar pelos furos da peneira. Quando parar de escorrer o ovo está pronto para ser cozido.

Coloque meio litro de água numa panelinha (você vai cozinhar um de cada vez) e junte uma colher de sopa de vinagre. Espere aquecer bem, mas não entrar em ebulição. Quando começarem a se formar bolhas de ar no fundo da panela, está na temperatura certa, ou seja, entre 75 ° e 85º. Vire o ovo delicadamente sobre a água. Se ela estiver fervendo, a agitação estragará o  ovo que vai ficar deformado.  Conte os minutos a partir do instante em que colocá-lo na água avinagrada. São seis para a gema ficar molinha e poder ser “machucada” pela ponta de um garfo ou pedacinho de pão. Por isso o ovo se chama pochê, palavra que vem do francês poché, por sua vez um deverbal de pocher, que significa machucar.

Retire com espumadeira, tempere com sal e, se gostar, com pimenta-do-reino moída na hora. Pode fotografar! (SM)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s