Você conhece a diferença entre os tipos de açúcar?


shutterstock_109562696

Mascavo, demerara, de confeiteiro…. a variedade é grande, mas você sabe a diferença entre os tipos de açúcar disponíveis no mercado? Sabia que dependendo do tipo de açúcar usado, sua sobremesa pode dar muito certo – ou errado?

Conheça alguns tipos de açúcar e como eles podem ser melhor aproveitados em uma receita.

2refinado
1- Refinado
É o tipo de açúcar mais comum encontrado nos supermercados. De textura mais fina e coloração branca, pode ser usado em quase todas as receitas e bebidas, dissolvendo-se facilmente sem deixar resíduos.

cristal
2 – Cristal
Apresenta grãos grandes e transparentes, que o torna mais difícil de ser dissolvido em líquidos. O refinamento utilizado neste tipo de açúcar é leve e ele é ideal para ser usado em caldas, geleias e compotas.

mascavo
3 – Mascavo
Com cor escura, maior umidade e sabor que lembra rapadura, o açúcar mascavo é extraído do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar, e não passa por refinamento. Por isso tem melhor qualidade nutricional e conserva mais nutrientes que os outros açúcares. Pode ser usado em receitas de bolos, pães, tortas e doces que peçam seu sabor mais intenso.

demerara1
4 – Demerara
Um dos açúcares mais caros do mercado, o demerara tem um processo de produção parecido com o mascavo, mas passa por um processo de refinamento que o deixa mais claro, porém mantém os nutrientes. Geralmente é utilizado na produção de doces finos.

açúcar-de-confeiteiro
5 – De Confeiteiro
Essa modalidade de açúcar tem textura tão fina que mais parece talco. Intensamente refinado, ele depois passa por uma peneiragem que elimina os maiores grãos, e recebe uma certa quantidade de amido de milho, arroz ou fosfato ao ser embalado. Como o próprio nome diz, é amplamente utilizado em confeitaria, especialmente na confecção de chantily, suspiros, glacê ou até mesmo polvilhado para decorar.

tipos-acucar-organico
6 – Orgânico
Não são utilizados agrotóxicos nem ingredientes artificiais na produção desse açúcar. O resultado são cristais maiores e mais escuros que os açúcares comuns.

92376512_TL
7 – Light
Trata-se da combinação de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que lhe empresta suas características e por isso ele adoça quatro vezes mais que o açúcar comum, com menos calorias. Atenção: ele deve ser adaptado à receitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s