Massa com perfume


20150801205620_876549

Um prato inodoro será que, lado a lado, despertaria tanto apetite quanto um perfumado? Esta é uma pergunta que me faço, pois sou fanática por aromas. Respondo com um aposto-que-não. Doces, em geral porque servidos frios, podem atrair o olhar e conquistar o paladar pela forma e colorido. Mas um alimento salgado e quente certamente ganha um plus, ainda que seu design seja simples, se oferecer um bom cheiro. Ervas como manjericão, orégano, salsinha, cebolinha, tomilho, coentro; bulbos como alho e cebola; frutas como maracujá, laranja, maçã, banana, mexerica; frutos como tomates; legumes como cenoura, beterraba, abobrinha- quase todos os listados liberam grandes quantidades de moléculas de aroma- uns ao natural, outros quando aquecidos. E o que dizer então da combinação maravilhosa de alguns deles com casca de limão siciliano ou Taiti, rama de canela, cravo-da-índia, baunilha? Não há dúvida: uma tentação de notas combinadas para a alegria do olfato.

Essa é a proposta da receita que hoje ocupa a página. Uma massa de qualquer tipo, preferivelmente longa- espaguete, fetucine, bavete ou fusilli (a da foto que você vê ilustrando a coluna) – intercalada com buquezinhos de brócolis e temperada com ervas que vão levar à sua cozinha e às suas narinas um odor peculiar e irresistível. É uma das melhores receitas de massas que já testei nos últimos tempos, a partir de inspiração em prato comentado pela grande chef que é Rita Lobo. Simples, prática, rápida, econômica; e festiva, especialmente se você a servir numa travessa apropriada.

Comece pelos buquês de brócolis que devem ser separados e bem lavados. O método correto é deixá-los mergulhados em água com sal e vinagre por uma hora antes de empregá-los. Desta forma, os possíveis microorganismos alojados entre as flores vão desaparecer. Em seguida descasque cinco dentes de alho que devem ser fatiados em três partes longitudinais cada um. Na sequência, coloque um bom azeite num refratário e em cima as lascas de alho. Junto disponha os buquezinhos de brócolis. Intercale os raminhos de alecrim, as folhas de louro, e a casca de um limão Taiti retirada com faca bem afiada, só a parte verdinha, nenhum branco para não amargar. E não se esqueça do tomilho, erva injustamente menosprezada na culinária brasileira. Cubra com papel alumínio e leve ao forno previamente aquecido por aproximadamente meia hora, tempo para que os buquês fiquem tenros e os aromas se libertem. Retire o refratário do forno depois de avaliar o cozimento e mantenha aquecido enquanto cozinha o macarrão, seguindo a orientação do fabricante quanto ao tempo. A massa deve ficar al dente. Assim que estiver no ponto, escorra. Retire o papel alumínio da forma e descarte as folhas de alecrim e louro, bem como a casca do limão. Coloque o macarrão na tigela em que vai ser servido. Distribua os buquezinhos de brócolis entre os fios. Incline o refratário e com uma colher retire o azeite e regue a massa. Rale o parmesão em cima e sirva imediatamente.

Gosto muito deste prato singelo e saboroso. Se ao seu paladar não apetece o brócolis, substitua-o por espinafre cozido e, neste caso, fique vigilante para que não queime. O tempo de forno será bem reduzido.

INGREDIENTES:
400 gramas de massa de fio longo
1 maço de brócolis separado em buquezinhos
4 dentes de alho grandes
2 folhas de louro
2 ramos de alecrim
1 casca de limão tipo Taiti
1 colher (sopa) de folhinhas de tomilho
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de sal para o cozimento do macarrão
1 colher (café) de sal para temperar o brócolis
Parmesão ralado para finalizar

porção: 4 pessoas
dificuldade: fácil
preço: econômico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s