Bolo de Vidro


Ingredientes:
Para a Massa:
5 ovos;
7 colheres de sopa de açúcar;
11 colheres de sopa de farinha de trigo;
Para o Recheio de Baba de Moça:
1 vidro de leite de coco;
9 gemas peneiradas;
2 xícaras de chá de açúcar;
Para a Geléia de Damasco:
250 gramas de damascos;
água para cobrir os damascos;
150 gramas de açúcar;
Para a Cobertura de Creme de Manteiga:
500 gramas de manteiga ou margarina;
1 lata de leite condensado;
Para a Gelatina:
8 xícaras de chá de água
½ quilo de açúcar;
110 gramas de gelatina sem sabor;
1 caixinha de gelatina de limão.
2 caixinhas de morangos cortados ao meio

Modo de fazer:
Primeiro faça a massa. Bata os ovos com o açúcar em velocidade alta na batedeira até formar suspiro. Diminua a velocidade para o mínimo e adicione a farinha aos poucos. Quando a mistura estiver homogênea, leve ao forno em uma assadeira redonda untada (20cm x 8cm) preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja assado.
Trabalhe então no recheio. Leve todos os ingredientes da baba de moça ao fogo e misture até ferver. Ela está pronta quando o fundo soltar da panela. Reserve.
Em uma panela, coloque os damascos com água suficiente para cobri-los e cozinhe. Depois de prontos, bata a mistura no liquidificador quente com o açúcar ate ela se tornar um purê (se necessário, adicione um pouco de água para ajudar). Devolva o creme para a panela e leve ao fogo até atingir o ponto de geleia.
Coloque a manteiga em temperatura ambiente na batedeira, e na velocidade alta vá acrescentando o leite condensado aos poucos. Bata por aproximadamente 15 minutos e reserve o creme de manteiga.
Agora falta apenas preparar a gelatina que dará ao bolo o aspecto de vidro. Ferva 5 xícaras de água com o açúcar, até que ele fique bem dissolvido. Em um recipiente à parte, dissolva as gelatinas na água restante, e quando estiverem completamente líquidas, adicione-as na calda de açúcar com o fogo desligado.

Montagem: com o bolo frio, corte a massa em 5 fatias horizontais. Recheie a primeira camada com baba de moça, a segunda com geléia de damasco e assim sucessivamente. Faça a base do bolo com um disco de isopor e coloque-o sobre o fundo de uma assadeira com fundo removível reforçada (25cm x 10cm), e vá montando o bolo intercalando os recheios. Finalize passando o creme manteiga sobre o bolo montado e decore-o com o mesmo creme em um saco de confeiteiro fazendo linhas diagonais na lateral, encaixando os morangos cortados nos espaços.
Unte então a assadeira de fundo falso (25cm x 10cm ) com óleo de canola e dentro dela coloque seu bolo pronto, levando-o ao congelador (truque: coloque seu bolo em cima de uma lata e encaixe-o na abertura da forma, subindo-a para colocá-lo dentro; dessa forma você não estraga a decoração) – a forma deve ser maior que o bolo para que sobre espaço para a gelatina.Depois de bem gelado, coloque um pouco (bem pouco) da gelatina líquida para vedar a forma, e gire-a para espalhar o líquido- como o fundo da forma está bem gelado, automaticamente a gelatina vai criar uma película e endurecer. A intenção é vedar a abertura da forma e evitar que a gelatina vaze. Para ter mais segurança, você pode levar a forma de volta ao congelador. Depois de vedada, coloque mais dois dedos de altura da gelatina e leve novamente a geladeira até endurecer. Tire da geladeira, acrescente o restante da gelatina com bastante cuidado e deixe gelar até firmar. Para desenformar, coloque seu bolo novamente sobre a lata e vá puxando a forma delicadamente para baixo (por isso é importante untar). Está pronto e você pode surpreender seus convidados.

Fonte: Dia Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s